terça-feira, 3 de junho de 2014

Estudo do livro de Jó : De 'ayab; odiado (ou seja Perseguido) - Definição sucinta: inimigos (Aquele que possui inimigos)

Este livro poético coloca a adversidade que as vezes enfrentamos sob a perspectiva divina e ensina-nos que Deus pode permitir o sofrimento em nossa vida por uma série de razões:
para nos testar (2.3),


Is.48.10 - Veja, eu refinei você embora não como prata eu o provei na fornalha da aflição.
1Pedro 1. 6 - 7 ....ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações (provações).

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo.
para nos disciplinar (5.17),
Sl.119.67 - Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.
para mudar a nossa perspectiva das coisas (42.5,6)

Ex.20.20 - Moisés disse ao povo: Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar.


e\ou com o propósito de nos preparar para futuras bênçãos (42.10).
para nos humilhar (22.29),

Dt.8.16 - Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheciam;
para te humilhar
e para te provar,
e finalmente te fazer bem.
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Segundo Pixley, "a questão é saber falar corretamente de Deus e foi Jó e não os amigos quem o soube fazer". O justo Jó que acusou a Deus com veemência e afirmou longamente ser inocente foi quem conseguiu falar bem de Deus. Isso pode nos parecer estranho, pois os três amigos é que disseram coisas bonitas sobre Deus.



Porém, o motivo de Deus ter julgado a fala de Jó correta a seu respeito é o fato de que :
"demonstrou um verdadeiro conhecimento de que a justiça é aquilo que defende a vida dos fracos".
Já os amigos não falaram bem de Deus, porque acusaram falsamente um inocente.

JÓ 9.15 - Embora inocente, eu seria incapaz de responder-lhe; poderia apenas implorar misericórdia ao meu Juiz.

---------------------------------------------------------------------------------
Jó 1.9.10
Será que Jó não tem razões para temer a Deus? ...........
Acaso não puseste uma cerca em volta dele, na família dele e de tudo o que ele possui?


Comentário: Zac.2.5 - Pois Eu lhe serei, diz o Senhor, um muro de Fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua Glória.
Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.


Gn.39.2 - O senhor era com José, que veio a ser homem próspero, e estava na casa de seu senhor egípcio.

Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos.
-----------------------------

Jó = De 'ayab; odiado (ou seja Perseguido) Definição sucinta: inimigos (Aquele que possui inimigos)

Elifaz אֱלִיפָז = Deus é ouro fino.

אֵל = Deus

פָּז = Ouro puro ou refinado (פָּזַז = para refinar (ouro) )




 

Bildade וּבִלְדַּ֣ד




= Bel amou.

Zofar צוֹפַר de צָפַר

= partida, con·jec·tu·ra


1. Opinião, com fundamento incerto, grito , uivo

2. Suposição, hipótese.
 

Eliu אֱלִיה֗וּא = Ele é (meu) Deus.

אֵל = Deus

הוּא = Ele




Os 3 amigos de Jó souberam de todos os males que o atingiram.

Se uniram para mostrarem solidariedade a Jó e consolá-lo.

Demonstraram empatia com a situação dele.



Jó2.12 - Quando o viram a distância, mal puderam reconhecê-lo e começaram a chorar em alta voz.

Ficaram sentados em silêncio com Jó

uma semana inteira até que ele começasse a falar. Jó2.13



Não importa o que se diga sobre o conselho deles, Elifaz, Bildade e Zofar amavam Jó de verdade e queriam realmente consolá-lo e ajudá-lo.


final do capitulo 1
==========================================

Deus, mesmo declara Jó homem íntegro e reto. Jó1.8.

Mesmo assim, Jó é provado - não por causa de sua injustiça , mas apesar de sua justiça.




A provação objetivava firmar a retidão de Jó

e proporcionar uma percepção mais profunda da sua própria natureza.



O objetivo do inimigo era provar que Jó era pecador.
O objetivo de Deus era estabelecer defitivamente a integridade da fé que tinha Jó.
Deus não permite a vinda de provações para ver se iremos falhar.
Ele permite as provações para o fortalecimento de nossa fé .
Na verdade:

A provação é uma afirmação de fé que Deus tem na nossa fidelidade e integridade.




final do capitulo 2

===============================================




Jó amaldiçoa seu nascimento.
Capítulo 3
Jó 3.2.26 - Com maldição (vs.3.13) e lamento (vs.14.26) , Jó derrama uma torrente de dor e amargura, percebendo-se alvo da ira de Deus. Anseia por descanso interior.
Ele não amaldiçoa a Deus , conforme o inimigo queria que fizesse.
Porém, Jó amaldiçoa a sua concepção e o seu nascimento.


final do capitulo 3
================================================
Elifaz repreende a Jó
Capítulo 4
Elifaz repreende a JÓ e acaba revelando como era o procedimento do mesmo quando ainda tinha saúde:
(4.3 - Pense bem! Você ensinou a tantos; fortaleceu mãos fracas.)

(4.4 - Suas palavras davam firmeza aos que tropeçavam; você fortaleceu joelhos vacilantes.)

(4.5 - Mas agora que se vê em dificuldade, você desanima; quando você é atingido fica prostrado.)

(4.6 - Sua vida piedosa não lhe inspira confiança?E o seu procedimento irrepreensível não lhe dá esperânça?)


final do capitulo 4
=============
Elifaz encoraja Jó a buscar a Deus

No capítulo 5 versículo 3 Jó é chamado indiretamente de insensato por Elifaz.



Capitulo 5

8 - Mas se fosse comigo eu apelaria para Deus; apresentaria a Ele a minha causa .

9 - Ele realiza maravilhas insondáveis, milagres que não se pode contar...

11 - Os humildes , ele os exalta, e traz os que pranteiam a um lugar de segurança.

15 - Ele salva o oprimido da espada que trazem na boca; salva-o das garras dos poderosos.

16 - Por isso os pobres tem esperança, e a injustiça cala a própria boca.

17 - Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto , não despreze a disciplina do Todo poderoso.



18 - Pois Ele Fere, mas trata do ferido; ele machuca, mas suas mãos também curam.

19 - De seis desgraças ele o livrará; em sete delas você nada sofrerá.

21 - Você será protegido do açoite da língua.
final do capitulo 5
===========
Jó justifica as suas queixas.
Capítulo 6
2 - Se tão somente pudessem pesar a minha aflição e pôr na balança a minha desgraça!

3 - Esta, na verdade pesaria mais que a areia dos mares; por isso as minhas palavras são tão impetuosas (foram precipitadas).

8 - Se tão somente fosse atendido o meu pedido, se Deus me concedesse o meu desejo,

9 - se Deus se dispusesse a esmagar-me, a soltar a mão protetora e eliminar-me!

10 - Pois eu ainda teria consolo , minha alegria em meio à dor implacável, de não ter negado As Palavras do Santo.

6.13 - Haverá poder que me ajude , agora que os meus recursos se foram? Lc.8.43 - Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar (e que gastaria com os médicos todos os seus haveres) veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia.



14 - Um homem desesperado deve receber a compaixão de seus amigos, muito embora ele tenha abandonado o temor do Todo poderoso.

15 - Mas os meus irmãos enganaram-me como riachos temporários, como riacho que transbordam.

24 - Ensinem-me, e eu me calarei; mostrem-me onde errei.

25 - Como doem as palavras verdadeiras! Mas o que provam os seus argumentos!



28 - Mas agora; tenham bondade de olhar para mim. Será que eu mentiria na frente de vocês?

29 - Reconsiderem a questão, não sejam injustos; tornem a analisá-la ; pois a minha integridade está em jogo.(minha retidão ainda está firme)
final do capitulo 6
===========
Jó contende com Deus.

Cap.7.4 - Quando me deito, fico pensando: Quando vai demorar para eu me levantar? A noite se arrasta, e eu fico me virando na cama até o amanhecer.



5 - Meu corpo está coberto de vermes e cascas de ferida, minha pele está rachada e vertendo pus.

11 - Por isso não me calo; na aflição do meu espírito desabafarei, na amargura da minha alma farei as minhas queixas.

13 - Quando penso que a minha cama me consolará e que o meu leito aliviará a minha queixa mesmo ai me assustas com sonhos e me aterrorizas com visões.

14 - É Melhor ser estrangulado e morrer do que sofrer assim.

17 - Que é o homem, para que lhe dês importância e atenção, para que o examines a cada manhã e o proves a cada instante?



20 Se pequei, que te farei (que mal te causei), ó Guarda dos homens? Por que fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado?

21 E por que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha iniqüidade?
final do capitulo 7
=======================
Bildade afirma a justiça de Deus.
Capítulo 8
A premissa de Bildade é de que todos os caminhos de Deus são justos (v.3). Campeão em defender a tradição, ele não permite nenhuma mudança na doutrina da retribuição: Os justos são abençoados em vida e os perversos são punidos.

Portanto, sendo Jó inocente bastava buscar a Deus que sua vida seria restaurada (vs.5), pois Deus não rejeita o integro (vs.20).


final do capitulo 8
=================
Jó é incapaz de responder a Deus.
Capítulo 9 -
Jó responde a Elifaz através de perguntas:
vs.2 - Pode o mortal ser justo diante de Deus?

vs.3 -Ainda que quisesse discutir com ele, não conseguiria argumentar nem uma vez em mil.

vs.4 - A sabedoria de Deus é profunda, seu poder é imenso.Quem tentou resistir-lhe e saiu ileso?

vs.8 - Só Ele estende os céus e anda sobre as ondas do mar.

(Mt.14.25 = Na quarta vigílha da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar.)

( Mc.6.48 = E, vendo-os em dificuldade a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite, veio ter com eles, andando por sobre o mar, e queria tomar-lhes a dianteira ).

Jó afirma novamente a sua inocência
vs.15 - Embora inocente eu seria incapaz de responder-lhe; poderia apenas implorar misericórdia ao meu juiz.
vs.20 - Mesmo sendo eu inocente, minha boca me condenaria; se eu fosse integro, ela me declararia culpado.
vs.21 - Conquanto eu seja integro , já não me importo comigo; desprezo a minha própria vida.

O quadro desesperador que tem de Deus nesse momento é de alguém com poder absoluto, que destrói o inocente e o culpado , um Deus contra quem o ser humano é incapaz de se defender.



vs.22 - é tudo a mesma coisa; por isso digo: Ele destrói tanto o íntegro como o ímpio.

Quando um flagelo, causa morte repentina, Ele zomba do desespero dos inosentes. Quando um país cai nas mãos dos ímpios, Ele venda os olhos de seus juízes. Se não é Ele, quem é então?

Jó também fala dos seus esforços inúteis na batalha com Deus , revelando-se sem esperança de obter vitória.



Vs.27 - Se eu disser: Vou esquecer a minha queixa, vou mudar o meu semblante e sorrir,

vs.28 - ainda assim me apavoro com todos os meus sofrimentos, pois sei que não me considerarás inocente.

vs.29 - Uma vez que já fui considerado culpado, por que deveria eu lutar em vão.

Jó percebe que sua única solução é alguém que estivesse junto a Deus em seu favor e que afastasse o mal que estava sobre sua vida.



Jó estava profetizando a Pessoa divina é

Jesus Cristo que intercede por seus servos a Deus.



O desejo de Jó por um árbitro reflete o seu anseio por qualquer ajuda possível que restaurasse o seu relacionamento com Deus.

vers. 33, 34 e 35 - Se tão somente houvesse alguém para servir de árbitro entre nós, para impor as mãos sobre nós dois, alguém que afastasse de mim a vara de Deus , para que o seu terror não mais me assustasse! Então eu falaria sem medo;



final do capitulo 9
===========
Jó protesta contra a severidade de Deus.
Capítulo 10
Com a alma amargurada (vs.1)

Jó descreve o seu sofrimento, que continua mesmo que Deus , onisciente, saiba que ele é inocente .
vs.2 - Direi a Deus; Não me condenes; revela-me que acusações tens contra mim.

vs.3 - Tens prazer em oprimir-me em rejeitar a obra de tuas mãos, enquanto sorris para o plano dos ímpios?
vs.7 - Embora saibas que não sou culpado e que niguém pode livrar - me das tuas mãos.
vs.14 - Se eu pecasse, estaria me observando e não deixarias sem punição a minha ofensa.

vs.15 - Se eu fosse culpado, ai de mim! Mesmo sendo inocente , não posso erguer a cabeça, pois estou dominado pela vergonha e mergulhado na minha aflição (e consciente da minha aflição).
Jó mais uma vez pede a morte e pede a Deus para se afastar dele, pois ele pensava que o Mesmo o estava torturando.
vs.18 - Então, por que me fizeste sair do ventre? Eu preferia ter morrido antes que alguém pudesse ver-me.

vs.20 - Já estariam no fim os meus poucos dias?afasta-te de mim , para que eu tenha um instante de alegria




final do capitulo 10
=====================
Zofar acusa a Jó de iniquidade.
Capítulo 11
Zofar dirige-se a Jó de maneira ainda mais agressiva ele chama Jó de tagarela e zombador vs.2 e vs.3. ,

apelando à sabedoria de Deus para convencer Jó da culpa e da necessidade de arrependimento (vs.5-12) .

Acrescenta que o sofrimento de Jó é justo.

Fique sabendo que Deus esqueceu alguns de seus pecados. vs.6b

Conclui que o único caminho para Jó escapar do sofrimento presente e da punição eterna é o arrependimento e a consagração a Deus (vs.13.20).
======================
Jó se defende das acusações de seus amigos.
Capítulo 12
Jó lembra os tempos em que andava em integridade e irrepreensívelmente e quando clamava a Deus e O mesmo o respondia, no entanto o atual estado em que Jó se encontra é de um mero objeto de zombaria e desprezo.

Jó demostra o seu conhecimento obtido em vida explicando que:
Muitas vezes os ímpios não colhem o mal em vida, mas vivem em segurança.
Também acusa aqueles que estão em reletiva prosperidade (seus amigos) e desprezam os que se encontram na desgraça (vers.5).
Fala sobre a suposta segurança e paz que os idólatras usufruem (vs.6b - Aqueles que transportam o seu deus em suas mãos).
Descreve Deus como sendo:

vs.10 - Aquele que possui em suas mãos a vida e o fôlego de todos os seres.

vs.13 - O possuidor da sabedoria, poder, conselho e entendimento.

vs.14 - O Deus que derruba e não se pode reconstruir e quem Ele aprisiona não se pode soltar.

vs.16 - O Deus que concede força e sabedoria, a Ele pertence o enganador como o enganado.

vs.18 - O Deus que liberta o homem da prisão e o exalta entre os principes.

vs.20 - O Deus que dá discernimento.

vs.22 - O Deus que revela coisas profundas
===========
Jó defende a sua integridade.
Capítulo 13
Depois de mostrar o seu conhecimento Jó deseja falar pessoalmente com Deus e defender sua causa.

Jó acusa seus amigos de difamadores e de médicos que de nada valem vs.4



vs. 5 - Se eles ficassem em silêncio seriam sábios.

do vs. 7 ao 12 - Jó afirma que se Deus os examissem, eles seriam reprovados e taxados como enganadores e parciais, pois suas convicções eram lama e cinza.

vs.14 ao 19 - Jó começa sua defesa diante de Deus pondo em perigo sua vida vs14 .

vs.15 - Embora Ele me mate , ainda assim esperarei Nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante Dele.



Este ato mostra a ousadia que somente o justo tem, pois o ímpio não ousaria apresentar-se diante de Deus vs.16.

Jó ainda pergunta se existia alguma acusação contra ele, pois havendo, ele se entregaria a morte vs.19.

"Concede-me só estas duas coisas, ó Deus, e não me esconderei de ti:
Afasta de mim a tua mão, e não mais me assuste com os teus terrores.
Chama-me, e eu responderei, ou deixa-me falar, e tu responderás.
Quantos erros e pecados cometi? Mostra-me a minha falta e o meu pecado.
Por que escondes o teu rosto e consideras-me teu inimigo?
Atormentarás uma folha levada pelo vento? Perseguirás a palha?
Pois fazes constar contra mim coisas amargas e fazes-me herdar os pecados da minha juventude.
Acorrentas os meus pés e vigias todos os meus caminhos, pondo limites aos meus passos.
"Assim o homem se consome como coisa podre, como a roupa que a traça vai roendo. Jó 13.20 -28


===============
Jó medita sobre a brevidade da vida



Capítulo 14
Os dias do homem estão determinados; tu decretaste o número de seus meses e estabeleceste limites que ele não pode ultrapassar.
Por isso desvia dele o teu olhar, e deixa-o, até que ele cumpra o seu tempo como trabalhador contratado.
"Para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a brotar, e os seus renovos vingam.
Suas raízes poderão envelhecer no solo e seu tronco morrer no chão;
ainda assim, com o cheiro de água ela brotará e dará ramos como se fosse muda plantada.
Mas o homem morre, e morto permanece; dá o último suspiro, e deixa de existir. Jó 14.5-10

==========
Elifaz acusa a Jó de pecador.
Capítulo15
 

Mas você sufoca a piedade e diminui a devoção a Deus.


O seu pecado motiva a sua boca; você adota a linguagem dos astutos. Jó 15.4-5


Você costuma ouvir o conselho secreto de Deus? Só a você pertence a sabedoria? Jó 15.8


Temos do nosso lado homens de cabelos brancos, muito mais velhos que o seu pai.
Não lhe bastam as consolações divinas, e as nossas palavras amáveis? Jó 15.10-11



"Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?
Pois se nem nos seus anjos confia, e se nem os céus são puros aos seus olhos,
quanto menos o homem, que é impuro e corrupto, e que bebe iniqüidade como água. Jó 15.14-16

 

O ímpio sofre tormentos a vida toda, como também o homem cruel, nos poucos anos que lhe são reservados. Jó 15.20



Nunca mais será rico; sua riqueza não durará, e os seus bens não se propagarão pela terra.

Jó 15.29
==========
Jó se queixa do trato de Deus.
Capítulo 16
Então Jó respondeu:
"Já ouvi muitas palavras como essas. Pobres consoladores são vocês todos!
Esses discursos inúteis nunca acabarão? O que o leva a continuar discutindo?
Bem que eu poderia falar como vocês, se estivessem em meu lugar; eu poderia condená-los com belos discursos, e menear a cabeça contra vocês.
Mas a minha boca procuraria encorajá-los; a consolação dos meus lábios lhes daria alívio. Jó 16. 1-5

 

"Contudo, se falo, a minha dor não se alivia; se me calo, ela não desaparece.
Sem dúvida, ó Deus, tu me esgotaste as forças; deste fim a toda a minha família.
Tu me deixaste deprimido, o que é uma testemunha disso; a minha magreza se levanta e depõe contra mim.
Deus, em sua ira, ataca-me e faz-me em pedaços, e range os dentes contra mim; meus inimigos fitam-me com olhar penetrante.
Os homens abrem sua boca contra mim, esmurram meu rosto com zombaria e se unem contra mim. Jó 16.6-10



"Costurei veste de lamento sobre a minha pele e enterrei a minha testa no pó. (Cosi sobre a minha pele o cilício e revolvi o meu orgulho no pó 16.15. )



Meu rosto está rubro de tanto eu chorar, e sombras densas circundam os meus olhos,


apesar de que não há violência em minhas mãos e de que
é pura a minha oração.


"Ó terra, não cubra o meu sangue!
Não haja lugar de repouso para o meu clamor!


Saibam que agora mesmo a minha testemunha está nos céus; nas alturas está o
meu advogado. 16


Os meus amigos são os que zombam de mim, diante de Deus correm lágrimas dos meus olhos;
Ah! se alguém defendesse a causa do homem perante Deus
, como quem defende a causa do amigo.



"Pois mais alguns anos apenas, e farei a viagem sem retorno. Jó 16.15-22

 
==========
Jó nada mais espera desta vida.
Capítulo 17
Jó nada mais espera desta vida

 

"mas de mim Deus fez um provérbio para todos, um homem em cujo rosto os outros cospem.
Meus olhos se turvaram de tristeza; o meu corpo não passa de uma sombra.
Os íntegros ficam atônitos em face disso, e os inocentes se levantam contra os ímpios.
Mas os justos se manterão firmes em seus caminhos, e os homens de mãos puras se tornarão cada vez mais fortes.
"Venham, porém, vocês todos, e façam nova tentativa! Não acharei nenhum sábio entre vocês. Jó 17.6.10


 

Foram-se os meus dias, os meus planos fracassaram, como também os desejos do meu coração. Jó 17.11



se digo à corrupção mortal: Você é o meu pai, e se aos vermes digo: Vocês são minha mãe e minha irmã,
onde está então minha esperança? Quem poderá ver alguma esperança para mim? Jó 17.14-15

Final do capítulo 17
==========



Bildade descreve a sorte do perverso
Capítulo 18
No segundo discurso dirigido a Jó, Bildade repreende severamente a Jó de novo, dizendo que as palavras de Jó são tolas (vs.2-4).

Bildade prenuncia que Jó , por ser pecador endurecido, certamente será destuído caso não se arrependa (vs.5-21). O quadro que Bildade pinta de Jó é escuro e sem esperânça , repleto de metáforas.
==========
Jó, embora sofrendo, sabe que seu Redentor vive.
Capítulo 19
Na quinta resposta, Jó faz um apelo a seus amigos tenham compaixão, pois eles se tornaram um tormento (vs.1-6).

Embora a esperança de recuperação pareça se extinguir e Jó se queixe profundamente do tratamento brutal de Deus (vs.7-20),
vers.13 - Ele afastou de mim os meus irmãos; até os meus conhecidos estão longe de mim.

vers.14 - Os meus parentes me abandonaram e os meus amigos esqueceram-se de mim.

vers.15 - Os meus hóspedes e as minhas servas consideram-me estrangeiro; vêem-me como um estranho.

vers.16 - Chamo o meu servo, mas ele não me responde, ainda que eu lhe implore pessoalmente.

vers.17 - Minha mulher acha repugnante o meu hálito; meus próprios irmãos têm nojo de mim.

vers.18 - Até os meninos zombam de mim e dão risada quando apareço.

vers.19 - Todos os meus amigos chegados me detestam; aquele a quem amo voltaram-se contra mim.

vers.20 - Não passo de pele e ossos, escapei só com a pele dos meus dentes (apenas com a minha gengiva).

vers.21 - Misericórdia, meus amigos! Misericórdia! Pois a mão de Deus me feriu.
vers.23 e 24 - Quem dera as minhas palavras fossem registradas! Quem dera fossem escritas num livro, fossem talhadas com ferramenta de ferro e chumbo, ou grafadas para sempre na rocha!



ele reafirma sua esperança permanente de que , no final ele será inocentado por Deus, seu Redentor:

Por que eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois , revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. (vs.25-26).

Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra (sobre o meu tumulo) e depois de eu despertar , embora este corpo tenha sido destruido fora da carne verei a Deus.

Jó conclui com um admostação aos amigos (vs.28-29).
=========
Zofar descreve as calamidades dos perversos.
capítulo 20
Zofar fala novamente, dessa vez sobre o fim trágico do perverso e hipócrita, incluindo Jó nessa categoria de pessoas (vs.4-29).
5 O júbilo dos ímpios é breve, e a alegria dos hipócritas momentânea?

10 Os seus filhos procurarão agradar aos pobres, e as suas mãos restituirão os seus bens.

15 Engoliu riquezas, porém vomitá-las-á; do seu ventre Deus as lançará.

18 Restituirá o seu trabalho, e não o engolirá; conforme ao poder de sua mudança, e não saltará de gozo.

19 Porquanto oprimiu e desamparou os pobres, e roubou a casa que não edificou.

20 Porquanto não sentiu sossego no seu ventre; nada salvará das coisas por ele desejadas.

21 Nada lhe sobejará do que coma; por isso as suas riquezas não durarão.
Zofar é homem de visão estreita e legalista , não tem piedade de Jó. Ele não sabe responder às questões de Jó e se mostra indignado frente às acusações feitas por Jó a seus amigos (vs.1-3).
1 ENTÃO respondeu Zofar, o naamatita, e disse:

2 Visto que os meus pensamentos me fazem responder, eu me apresso.

3 Eu ouvi a repreensão, que me envergonha, mas o espírito do meu entendimento responderá por mim.
==========
Jó descreve a prosperidade dos perversos.
Capítulo 21
Jó faz um apelo para que os amigos lhe ouçam (vs.1-6), desafiando a supersimplificada doutrina da retribuição (vs.7-33). Novamente afirma a sua inocência; tragédias atingem tanto justos quanto injustos, verdade atestada pela história.

Ás vezes os perversos prosperam no decurso de sua vida, enquanto que os justos pouca coisa possuem, senão necessidades.

Aqui o assunto muda o foco, desviando-se de Jó específicamente e transferindo-se para a questão mais ampla do sofrimento dos justos em geral.

Jó desafia assim a visão teológica maior da época.
===========
Elifaz acusa a Jó de grandes pecados.
Capítulo 22
Somente Elifaz e Bildade participam da fase final. Desconsiderando o argumento anterior de Jó, Elifaz o acusa de pecados específicos (vs.1-11) e apela para que ele se arrependa (vs. 21-30) . Então Jó será perdoado e sua prosperidade será restaurada. O que parece um bonito chamado ao arrependimento é, na verdade, outra acusação de Jó. Elifaz parece estar solícito a argumentos teológicos. Porém, o conforto que pretendia dar transformou-se em condenação , acusando Jó de ateísmo.
===========
Jó deseja apresentar-se perante Deus.
Capítulo 23
vers.7 - O home íntegro poderia apresentar-lhe sua causa; eu seria liberto para sempre de quem me julga.
vers.10 - Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como ouro,

vers.11 - meus pés seguiram de perto as suas pegadas; mantive-me no seu caminho sem desviar-me.
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 1Jo.1.6




vers.12 - Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor as palavras de sua boca do que ao meu pão de cada dia.
vers.13 - Mas Ele é Ele! Quem poderá fazer-lhe oposição?
===========
Jó contesta que os perversos muitas vezes não são castigados.
Capítulo 24

 

===========
Bildade nega que o homem possa justificar-se diante de Deus.

Capítulo 25

=====

Jó afirma a soberania de Deus

Capítulo 26

========

Jó descreve a sorte dos perversos.

Capítulo 27

========

O homem apropria-se das riquezas da terra.

Capítulo 28

==========

Jó lembra-se do seu primeiro estado feliz.

Capítulo 29

==========

Jó lamenta a miséria em que caiu.

Capítulo 30

=========

Jó declara sua integridade

Capítulo 31

=========

Eliú irado contra Jó e seus amigos.

Capítulo 32

==========

Eliú repreende a Jó

Capítulo 33

==========

Eliú justifica a Deus.

Capítulo 34

===========

No sofrer do homem , Deus lhe visa o bem.

Capítulo 35

============

Eliú exalta a majestade de Deus.

Capítulo 37

=============

O Senhor convence a Jó de ignorância

Capítulo 38

Capítulo 39

=============

A resposta humilde de Jó

Capítulo 40

Capítulo 41

================

A confissão de Jó

Capítulo 42

Nenhum comentário:

Postar um comentário